Pesquisar neste blogue

03/02/2011

A Universidade de Coimbra (UC) promove hoje uma visita às escavações

"A Universidade de Coimbra (UC) promove hoje uma visita às escavações que estão a decorrer no Largo Marquês de Pombal, junto ao Museu da Ciência, e no Pateo das Escolas, guiada pelo reitor, Fernando Seabra Santos, e pela arqueóloga Sónia Filipe. As intervenções arqueológicas inserem-se nos projectos de ampliação do Museu e na requalificação do Pateo e possibilitam ver estruturas que estavam escondidas, como parte do antigo Observatório Pombalino. A iniciativa começa às 12h00, com uma sessão de enquadramento e esclarecimento dos convidados, no auditório do Museu da UC, e só depois se parte para o terreno. De acordo com uma nota enviada pelo gabinete do reitor, serão visitadas três intervenções arqueológicas, nas quais é possível ver uma estrutura subterrânea adjacente ao Laboratório Chimico (Museu da Ciência), uma fonte, inserida no Complexo da Companhia de Jesus em Coimbra, e ainda parte do Observatório Pombalino, que esteve alojado no topo sul do Pateo e foi demolido em meados do século passado." Publico, 3.12.2011
Não fui convidada, apesar de ser docente de Arqueologia da UC, nem eu nem nenhum dos meus colegas. Nem hoje nem nunca. desconheço completamente estes trabalhos. vejo-os como todos os podem ver. quando abertos, olho por entre as grades.
Mas também não iria. Tenho da Arqueologia uma concepção diferente daquela que a reitoria da UC, a sua arqueóloga e o auto-afirmado geoarqueólogo promovem e que as empresas contratadas executam. A ciência arqueologia não admite trabalhos como os que se podiam ver no Pateo da Univerisidade. 
Arqueologia da Reitoria da Universidade de Coimbra
Felizmente há na Universidade de Coimbra um ensino rigoroso e competente da Arqueologia e uma investigação cuidada e com objectivos de produzir conhecimento. 
E há escavações onde todos podem entrar; não precisam de convites!

Sem comentários: